sexta-feira, 22 de junho de 2012

Meu Sonho...

Não poderia escolher outro título para escrever meu primeiro texto para este blog. “Meu Sonho” é título de uma das melhores produções do poeta popular Antonio Francisco, que fala de um mundo bom, bem diferente deste que conhecemos. Um sonho que levou o autor a querer fazer “o mundo daquele jeito”.

“Meu sonho” é uma expressão utilizada para manifestar os grandes desejos humanos. É o combustível que move as ações e alimenta a luta para trazer à existência aquilo que só existe no plano das ideias.

O projeto Abrindo Caminhos para a Universidade também é um sonho. Um sonho de muitos jovens que querem ingressar no ensino superior, mas ainda não têm acesso a um processo de escolarização satisfatório. Um sonho de algumas pessoas que desejam que o sonho desses jovens se torne real.

Na condição de educadora, o meu maior sonho é que projetos desse tipo não precisem existir. Eu sonho com uma educação capaz de preparar todos os brasileiros para terem acesso aos mais altos níveis de escolarização. Condições de acesso por competência e por expansão de vagas. Eu sonho com uma educação pública valorizada e capaz de cumprir o papel para o qual foi institucionalizada.

Mas, enquanto sonho, também tento contribuir. Não é meu papel. É papel do Estado. Mas acredito que a minha/nossa ação escreve uma página significativa no processo de construção de dias melhores.

Professora Leida Almeida
Doutora em Educação

Um comentário:

  1. Belíssimo texto professora,acabou dispertando esse desejo em mim também.

    ResponderExcluir