Sobre nós

                                                


Uma ação de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizada há cinco anos, no município de Campo Grande – RN, envolvendo professores e estudantes de vários departamentos da instituição. Ao longo desses anos, o projeto contou com a parceria da ONG Sertão Verde, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, das Secretarias Municipais de Educação de Campo Grande, de Janduís e de Triunfo Potiguar, além de professores dos referidos municípios e outros colaboradores locais. No ano de 2012, conta com o apoio financeiro do PROEXT/MEC e atende a jovens e adultos do campo e da cidade, que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, residentes nos municípios de Campo de Grande e de Janduís. O objetivo do projeto é oferecer oportunidade de acesso ao ensino superior a jovens e adultos de baixa renda, através de um cursinho pré-vestibular, tendo como foco o Processo Seletivo Vocacionado – PSV/UERN e o ENEM.

Proposta de trabalho

O projeto Abrindo Caminhos visa oferecer mais do que preparação para o vestibular e para o ENEM, pois busca desenvolver, também, as capacidades latentes, a auto estima dos participantes, a formação para o exercício da cidadania, como forma de contribuir para o desenvolvimento social de sua cidade e região. Esta proposta é desenvolvida através da oferta de aulas referentes às disciplinas que compõe o programa do PSV/UERN e do ENEM, além de palestras e oficinas que visam orientar os jovens sobre as possibilidades de carreira profissional, conhecimento e cidadania, entre outros aspectos. 

Resultados

Nestes cincos anos de existência, o projeto Abrindo Caminhos já possibilitou o acesso de mais de cem jovens ao ensino superior em instituições públicas e privadas, com bolsas concedidas através do PROUNI. Parte desses jovens participa, atualmente, do projeto como bolsistas ou já atuaram como voluntários. Tal participação reforça o caráter social de nossa ação e oferece incentivo aos novos participantes. Do ponto de vista acadêmico, o projeto tem contribuído para consolidar a extensão como espaço de formação para os estudantes de graduação da UERN, oferecendo oportunidade de exercício da atividade docente e do contato com uma abordagem voltada à formação cidadã, como também para que a universidade cumpra o seu papel nessa área.

Apoio:
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário